Introdução

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Paulo Freire

7 comentários:

  1. Sou Educadora de Infância na ala de pediatria de um hospital. Trabalho com as crianças internadas, que com problemas diferentes ali precisam fazer tratamento. Muitas vezes as estadias são curtas, mas existem situações, normalmente em crianças com doenças crónicas, que as obrigam a permanecer mais tempo connosco. Tenho condições extraordinárias que procuro aproveitar. O meu apoio é bastante individualizado, indo ao encontro de cada criança, que tendo o cuidador por perto fácilmente me ajuda.
    Os projectos desenvolvem-se, sempre numa onda de afectos, tendo em conta cada caso e procurando ir ao encontro do que a criança em causa, tem trabalhado na escola, com as terapeutas e em casa. Preciso aprofundar esta área da educação especial e de conhecer melhor a tecnologia e os programas que existem e me permitem fazer um melhor trabalho.
    A realidade que encontro é muito heterogénea, pois são crianças institucionalizadas, crianças que vão à escola e crianças que permanecem em casa, na maioria com muito poucos apoios.
    As queixas dos familiares são imensas e quando falamos aqui da inclusão, quando falamos dos direitos iguais, para crianças diferentes, o que penso é que efectivamente as coisas atualmente têm ainda muito trabalho pela frente.
    Constato que muitos dos apoios que eram garantidos e que já não eram muitos, foram reduzidos.....
    Muitos pais queixam-se da dificuldade de hoje no acompanhamento dos seus filhos pelos técnicos especializados, desde os fisioterapeutas ao terapeuta da fala, ao psicólogo....Crianças que tinham apoio individualizado na escola e que hoje passam grande parte do dia a ver filmes, para não darem trabalho.
    Outra queixa vai muita vez para a estrutura arquitetónica da escola, que não permite uma fácil circulação com a cadeira de rodas...
    Muitas mães desempregaram-se para dar apoio aos seus fihos e sofrem imenso por não conseguirem comprar o computador com o manipulo apropriado, a cadeira de rodas que lhe permite estar bem sentado, tendo em conta o seu crescimento.
    A vida apenas está mais fácil para as familias que económicamente estão bem, podendo satisfazer as necessidades básicas, facilitadoras a um melhor desenvolvimento, a uma vida com mais qualidade.
    No entanto tenho de dizer que também encontro trajectos positivos.Jovens multideficientes que se encontram a fazer a universidade com algumas aulas presenciais, mas com um apoio muito bom ao nível das TIC onde as teleaula e as video conferências foram determinantes.
    Da minha experiência profissional e dos contactos que tenho tido, muitas coisas há que reforçar e facilitar:
    - Uma formação contínua, gratuita, sobre a adequação do processo ensino aprendizagem, príncipios éticos, direitos e medidas especiais, tendo como público alvo, os agentes educativos,
    - Formação específica tendo em vista uma melhor utilização dos recursos educativos como Software e outros materiais didácticos.
    - As escolas deveriam ter mais recursos humanos, que possibilitariam um trabalho mais individualizado e uma melhor integração ( docentes de educação especial, terapeutas da fala, psicólogos).
    De que serve existirem decretos que protegem e defendem uma igualdade nos direitos, se depois não existem estruturas que permitam que isto seja uma realidade?
    Temos muito a fazer, o caminho já foi iniciado!

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  2. Aqui colocarei as diferentes propostas de trabalho ao longo do curso:
    Introdução
    Semana 1 - 31 março a 6 abril 2014

    Este módulo introdutório tem como finalidade o enquadramento do curso, a apresentação dos participantes e a criação de e-portefólios individuais.
    Atividades comuns
    Leia o guião do curso e coloque as suas dúvidas ou, simplesmente, comente se concorda ou tem outras sugestões, através de comentário nesta página (rodapé).
    Responda ao questionário de diagnóstico que nos ajudará a traçar o perfil dos participantes deste curso.
    Faça a sua apresentação na área de apresentação (veja as sugestões e exemplos abaixo ou na própria área).
    Indique se vai trabalhar individualmente ou em grupo e identifique os respectivos membros, utilizando a área de identificação de grupos. Caso não o refira expressamente, partimos do princípio que trabalhará individualmente.
    Crie o seu e-portefólio individual. Utilize qualquer ferramenta de blog, website ou outra da sua preferência que sirva este objectivo. Não se esqueça de o tornar público e partilhe o respetivo endereço Web (URL) na área de indicação do endereço do e-portefólio. Quem já possua um espaço web pessoal pode abrir uma área dedicada a este curso (veja exemplos abaixo).
    Exemplos de apresentação pessoal
    Alternativas para fazer a sua apresentação individual:
    Fale para a sua webcam e disponibilize através do Youtube. Se ainda não tem canal no Youtube, pode registar-se e alojar os seus vídeos. Veja os tutoriais de ajuda do Youtube.
    Faça uma apresentação em Prezi ou em Powerpoint (a disponibilizar em Slideshare); em vídeo; em Knovio (associa gravação em webcam e powerpoint); ou em ferramenta de mural, por exemplo no Lino ( Exemplo em Lino – Exemplo em vídeo – Exemplo em Knovio – Exemplo em Prezi/Screencast O Matic).
    Encare a sua apresentação como um recurso que poderá atualizar/adaptar noutros contextos futuros.
    Exemplos de criação de e-portefólio
    Qualquer ferramenta de blog ou de criação de website servirá para criar o seu e-portefólio. Poderá experimentar o Blogger ou o Wix, por exemplo. Veja alguns exemplos de e-portefólios. Veja owebsite da professora canadiana Helen Barrett, grande divulgadora dos e-portefólios.
    Consulte o guião do curso para explorar outras ferramentas Web 2.0 e respectivos tutoriais.

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  4. Módulo 2
    Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio
    Semanas 4 e 5 – de 21 abril a 4 maio 2014

    O segundo módulo tem como finalidade abordar questões um pouco mais técnicas sobre a acessibilidade Web e as tecnologias de apoio à aprendizagem.
    Recursos módulo 2
    Apresentação (Prezi)
    Unidade Acesso
    Webinar DGE - Acessibilidade Web (Wordpress)
    Webinar DGE - Centros de Recursos TIC para a Educação Especial
    Guia Centros de Recursos TIC para a Educação Especial
    Freeware NEE (repositório)
    Recursos adicionais em agregadores
    Pinterest (Acessibilidade Web)
    Pinterest (Hardware/Software NEE)

    Atividades comuns
    Ler e explorar os recursos.
    Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários desta página.
    Atividade individual ou de grupo (obrigatória para efeitos de certificação)
    Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:

    Produza um resumo das diretrizes WCAG 2.0 e concretize num cartaz. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre de visualização (Glogster, Lino, Piktochart, etc. …veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 2. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
    Selecione um software livre (site Freeware NEE), explore um demo/tutorial e explique como poderia ser utilizado em benefício de qualquer um dos seus alunos com NEE ou pessoa que conheça com alguma incapacidade (utilizar qualquer ferramenta de captura de imagem/vídeo: Jing, Camstudio, Knovio, etc… veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL na área de registo da atividade 2. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
    Utilize um simulador de validação de acessibilidades Web (por ex: AccessMonitor, TAW) e analise alguns websites verificando se cumprem as regras de acessibilidade WCAG. Identifique eventuais problemas. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 2. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.

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  5. Módulo 3
    Desenho Universal da Aprendizagem
    Semanas 6 e 7 – de 5 maio a 18 maio 2014
    O terceiro módulo tem como finalidade abordar quadros de referência para o planeamento da aprendizagem, em particular os princípios e estratégias do desenho universal da aprendizagem.
    Recursos módulo 3
    Apresentação (Prezi)
    Princípios desenho universal da aprendizagem
    Checklist desenho universal da aprendizagem
    Desenho Universal da Aprendizagem, princípios orientadores
    Teoria das Inteligências Múltiplas (Howard Gardner)
    Questionário VARK (versão traduzida BR)
    Webquest (screencast)
    Instrumentos de planificação unidades de aprendizagem de LD Grid (mapa de curso (.docx),perfil/tipologia de actividade (xls), mapa de curso (.xls), plano de unidade de aprendizagem,planificação de aula (lesson builder CAST), pedagogical pattern colector )
    Recursos adicionais em agregadores
    Pinterest (Desenho Universal – UDL)
    Pinterest (Teorias e práticas centradas no aluno)
    Atividades comuns
    Ler e explorar os recursos.
    Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários desta página.
    Questão para estimular a discussão: Que reflexões faria sobre a sua experiência como aluno(a)/estudante na forma como foi ensinado e aprendeu? Que abordagem pedagógica predominou – uma uniformização para todos ou uma preocupação com as dificuldades/capacidades de cada um?
    3. Responder ao questionário VARK. Comentar os resultados obtidos.

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  6. Módulo 4
    Módulo 4 - Recursos Educativos Abertos Acessíveis
    Semanas 8 e 9 – de 19 maio a 1 junho

    O quarto módulo tem como finalidade abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos.
    Recursos módulo 4
    Apresentação (Prezi)
    Declaração Educação Aberta (Cape Town, 2007)
    Declaração Recursos Educativos Abertos (UNESCO, 2012)
    Recursos Educativos Abertos (e-book brasileiro)
    Portal das Escolas (Recursos Educativos Digitais - comunidade)
    LRE for schools (repositório europeu de recursos)
    Webinar DGE - Criação de Recursos Educativos Digitais Abertos
    Webinar DGE - Daisy 2012 - Audiolivros para alunos com NEE
    Acessibilidade dos documentos
    Creative Commons
    Licenças (video remix)
    Recursos adicionais em agregadores
    Pinterest (OER/REA, Creative Commons, GNU)
    Livebinders (OER)
    Atividades comuns
    Ler e explorar os recursos.
    Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários desta página.
    Questão para estimular a discussão: Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?

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  7. Crie um recurso educativo aberto (ou mais, em múltiplo formato) que se insira na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior, atendendo às acessibilidades do recurso e atribuindo uma licença que possibilite a reutilização por outros. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre (book builder, storybird, powtoon, windows media maker … veja os demos e explore outras ferramentas no guião do curso). A legendagem de vídeos poderá ser feita com aplicações livres como o Amara, com uma funcionalidade automática de carregamento no Youtube. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
    Selecione um tema que seja do seu agrado (a sua profissão, atividades de lazer, ...) e faça uma apresentação sobre o mesmo utilizando uma ferramenta livre (vide cool tools for schools), tendo em atenção as acessibilidades do recurso e a atribuição de licença aberta. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
    Selecione um dos trabalhos dos seus pares e comente-o no espaço de comentários desta página. Registe no e-portefólio individual.

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